VIAGEM AO CORAÇÃO DAS TREVAS de Nuno Faria

OS RECURSOS DO MÉTODO DE PEDRO VALDEZ CARDOSO de João Pinharanda

AD GLORIAM EPHEMERAM de João Pinharanda

SIGHTSEEING de Bruno Leitão

À LA CARTE de Bruno Leitão

OBJECTOS QUEER de José António Fernandes Dias

ENTREVISTA (CROSS-CULTURAL) de Lúcia Marques

QUARTO SEM VISTA de João Miguel Fernandes Jorge


O PESO DA HISTÓRIA@MNSR de Fátima Lambert


UMA CONVERSA CRUA de Hugo Dinis


MUNDOS INQUIETANTES de Xosé M. Buxán Bran

THE ORDER OF TODAY IS
THE DISORDER OF TOMORROW de Luísa Soares de Oliveira


CRUDE de Filipa Oliveira


MEMÓRIAS DOS ACTOS de Sandra Vieira Jürgens


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O Peso da História@MNSR

            A estátua equestre viajou dos jardins da Presidência da Republica até às entranhas do Museu Nacional Soares dos Reis. Um périplo, entrecortado por um saudável restauro, que revigorou a sua impositividade e saúde artística. O autor, gentilmente, garantiu-lhe subsistência e autonomia, prometendo-lhe uma viagem a território desconhecido. Facilitou-lhe condições para reencontrar certos antepassados e reservou-lhe estadia entre tão dignos exemplares por algumas semanas.

            As digníssimas personalidades que povoam a galeria e corredores dedicados às obras de escultura e estatuária de Soares dos Reis e de Augusto dos Santos, seu contemporâneo, olharam com espanto a travessia fluida de uma estátua equestre colocada em cima de um plinto singelo, comentando em surdina. Eu pensei no assombro (talvez alguma inveja…) provocado, adivinhando estes afazeres de pensamento das estátuas, elas quase sempre mudas, hieráticas e sem espanto. Tantas deliberações e argumentos a comentarem quanto ao Peso da História…

            A bem da verdade, a Lady inglesa, Brotero, Santos e todos os demais dignatários, estavam satisfeitos com a sua residência. Mesmo O Desterrado vive complacente (será que feliz?) no Museu. Olham, em perspetiva aérea ou inclinando-se, os rostos do público que deambula, os fixa e também aqueles estudantes que ensaiam desenhá-los. Nestes casos, as estátuas e esculturas esforçam-se até ao sorriso e asseguram uma postura celebratória requintada. Suas definições identitárias foram potencializadas pela carga mítico-simbólica que a historiografia da arte e as políticas culturais, ao longo do séc. XX lhes haviam outorgado.

            Efetivamente, a jovem estátua equestre (embora marcada, já configurada pelos tempos mítico e histórico, seguindo George Kubler), portadora de nome próprio – que cedo haviam confirmado - trazia um apelido de família inesperado e que carecia decifrar-lhe: Peso da História…Que responsabilidade, que intensa força emanava desse património e memória...

            A subversão, desmontagem conceitual das obras designadas por: estátua, monumento e escultura, possui tradição e peso também na história da arte e da estética, desde finais do séc. XIX. Com Rodin, Medardo Rosso e Camille Claudel iniciou-se uma caminhada de encontro à tridimensionalidade em sua densidade mais pura e autónoma. Na atualidade, a ironia e o humor servem propósitos percorridos por categorias estéticas que introduziram a modernidade e, depois, a so called contemporaneidade. Mas, retrocedendo até ao séc. XVIII, relembre-se a produção de William Hogarth caricatural (p.ex.) ou toda a vertente humorista que em Portugal, à semelhança de outros países, serviu como catalizador para a assunção de linguagens inovadoras e “radicais”.

            A subtileza e lucidez da ironia são pensamento e substância da obra de Pedro Valdez Cardoso, estendo-se nas séries, instalações e projetos específicos que tem vindo a desenvolver desde os anos 90. A afinidade à fundamentação filosófica que ecoa de Jean Baudrillard, trabalhando as dicotomizações entre simulacro, simulação e realidade, é substância operativa, gerando peças incontornáveis no cenário português atual. O presente convívio com a História da Arte, susbsumado em casos paradigmáticos da escultura e estatuária portuguesa, bem como no contexto de uma Colecção do MNSR que é, por demais, notável no período que privilegia, sublinha a sua pertinência e intrínseca relevância.

            As mais palavras sobre O Peso da História ficam para Pedro Valdez Cardoso cumprir em novas revelações que sempre se aguardam com expetativa…

Maria de Fátima Lambert
15 setembro 2011

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